terça-feira, 19 de março de 2013

Chocolate, chocolate.. Eu só quero chocolate!

Tempinho maluco. Semana passada compramos um ar condicionado. Nesta semana, edredom e chocolate quente!
Como não sou egoísta,  vim rapidinho postar a receita. Fica cremosinho, ótimo para uma tarde chuvosa, uma noite gelada..

Para 2 canecas de 300ml:
  • 550 ml de leite frio
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
  • 100 g de chocolate amargo em barra 
  • 2 colheres de açúcar
  • se gostar, canela à gosto
Dissolva a maisena no leite frio. Misture muito bem para que não fiquem pelotinhas.
Leve ao fogo baixo, adicione o chocolate picadinho e o açúcar. Não pare de mexer até ferver.
Prontinho!
Para o maridinho que gosta de canela, adicionei uma pitada nu fundo da caneca. Fui despejando o chocolate quente aos pouquinhos, assim ele se incorporou com a canela. Para mim, sem canela, mas com um pouquinho de granulado por cima. Só pra fazer uma gracinha! :-)

"Não adianta vir com guaraná pra mim..."

sábado, 2 de março de 2013

Ovo na cestinha de pão: um senhor café da manhã

Hoje acordei inspirada para um café da manhã especial. Afinal, o maridinho estava acordado, não é sempre que conseguimos combinar os horários do café.

Bom, um tempo atrás eu tentei fazer um ovo na cestinha, com presunto, como vi no Socorro na Cozinha. Mas como minhas forminhas eram pequenas, foi um desastre.

Hoje resolvi tentar diferente e troquei a "cestinha" de presunto por pão, vi algo parecido no Pinterest de Tasty Kitchen e veja só como ficou lindo!

Fiz assim

Eu tinha mini pães de hambúrguer em casa. Acho que também fica legal com uns pãezinhos tipo bagel, mini pãozinho italiano, ou qualquer outro pãozinho cheinho.
Usei (para 2):
  • 2 mini pães para hambúrguer
  • 2 ovos 
  • ervas frescas, como manjericão e alecrim
  • creme de ricota
  • parmesão em lascas
  • sal e pimenta
  • molho de mostarda para decorar
Cortei uma tampinha do pão e com uma colher tirei parte do miolo. Tome cuidado para não tirar muito,  acabar furando o fundo e acabar vazando ovo.
Buraco pronto, coloquei uma boa colherada de creme de ricota, com umas folhinhas de ervas. Manjericão combina muito com ovos, e o alecrim dá um cheirinho especial.
Não deixe muito cheio, para não vazar o ovo depois.
Aí quebrei um ovo dentro. Esse ovo amarelão lindo veio da chácara, direto das galinhas criadas soltas pela minha sogrinha. Chique, né? Nada de hormônios artificiais. Tenho uma teoria que ovos de galinhas felizes são mais gostosos. :-)
Então, temperei o ovo com sal e pimenta do reino. Joguei um punhadinho de parmesão por cima, mais ervinhas frescas e voilá! É só levar ao forno quente, por uns 30 minutos. A partir dos 20 minutos fiquei acompanhando, pois eu queria uma gema cremosa, não dura, não líquida.
Aí, foi só servir. Coloquei mais ervinhas (adoro!) e decorei com um pouquinho de mostarda escura para decorar e molhar o pão depois... hmmmm
Prontinho. Só comer! Que senhor café da manhã!
Começando assim, este só poderá ser um ótimo final de semana!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Separando ovos com garrafa pet

E lá estava eu ajudando minha irmã com o bolo maravilhoso de abacaxi do aniversário da minha mãe, quando ela mostrou como separa os ovos: com uma garrafinha pet!

Fiz até um vídeo, abaixo.

Quebre os ovos em um prato. Pegue uma garrafinha pet (usei garrafa de água de 500ml) bem limpa, aperte bem, e encoste aboca dela na gema. Aí você solta aos poucos e observa a gema ser sugada pela garrafa. Então é só soltar a gema em outro prato.

Simples né?

Quando você aperta a garrafa, tira ar dela. Ao encostar na gema e ir soltando aos poucos, o ar entra na garrafa, e leva a gema com ele.

E não precisa ter medo. A membrana da gema é resistente, fiquei brincando de colocar e tirar a mesma gema e ela não se rompeu.

Pronto, agora chega de preguiça de fazer suspiros!


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

52 semanas - nº 3 - Porta incenso indiano

52 semanas, 52 objetos para conhecer seu estilo!

Objeto 3 - Porta incenso indiano



O Que É…

Um porta incenso de madeira, com detalhes indianos.

De Onde Vem…

Made in India! Mas eu ganhei do maridinho, que comprou em São Paulo. É um dos primeiros presentes que ele me deu, depois de começarmos a namorar, época de faculdade.

Onde Fica…

Ás vezes na sala, mas geralmente no meu escritório.

Porque Foi Escolhido…

O maridinho não gosta de incenso, mas deu pois sabia que eu tava querendo um. Eu morava com amigas e "alugava" um "Bob Marley" de uma delas... Nessa época não morávamos juntos, então ele só aturava de vez em quando. Adorei o fato de ser feito com madeira, estilo mais "clássico". Combina com qualquer ambiente (ás vezes coloco no banheiro).

O Que Mais?

Adoro incenso. Ajuda a concentrar, meditar, pensar. E dá um cheirinho bom na casa. Tem uns bem estranhos, tipo "traz dinheiro", "purificação da alma", "saúde"... Mas eu compro pelo cheiro mesmo. Hortelã, laranja, melancia, capim limão... delícia. Além de queimar o incenso, esse incensário também "guarda" as caixinhas quando não está sendo usado. Fechadinho, parece uma urna, evita que a cinza voe pela casa no caso de um  ventinho. Bom, né?


Os outro objetos estão aqui.
Pin It button on image hover