terça-feira, 17 de julho de 2012

Fiz maçã do amor!

maca do amor linda
Maçã do amor! Maçãs banhadas em calda colorida de açúcar. Tem gostinho de infância, festa junina, parque de diversões... e é claro, romance! ^.^ São lindas, brilhantes!
Acho que faz uns quatro anos que estava com vontade de fazer... E hoje finalmente consegui juntar tempo, coragem e os ingredientes!
É bem rápido, fácil, fica linda e além de tudo é gostosa e saudável. Afinal, é só açúcar e maçã.
Na receita que fiz, usei cremor de tártarocremor de tártaro é um pozinho branco parecido com bicarbonato de sódio e é utilizado como controlador da cristalização do açúcar, ajudando a manter a superfície dos doces mais secos (sem melar). Geralmente pode ser encontrado nos supermercados perto dos corantes e artigos para confeitaria. O que eu comprei é da marca Arcólor, veio junto uma receitinha de merengue que pretendo experimentar na próxima semana! O corante líquido vermelho que usei também é da Arcólor. Mas, dá pra fazer sem cremor de tártaro também, é só colocar uma colher de sopa de vinagre. A diferença é que a cobertura pode ficar muito rígida e dura em média umas 8 horas. Com o cremor de tártaro a maçã do amor pode durar até umas 12 horas e em dias mais secos (com pouca umidade) até 24 horas.
Bom, vou colocar aqui a receita que usei:
  • 9 maçãs gala pequenas (usei maçãs da Turma da Mônica ^.^)
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 1/2 xícara de água
  • 15 gotas de corante vermelho
  • 9 palitos de sorvete sem ponta
  • 1 colher de sobremesa de cremor de tártaro
maca do amor linda
Bom, primeiro, e super importante, lavei as maçãs e as deixei de molho por 1 hora com um líquido que ajuda a limpar frutas e verduras.
Depois enxaguei as maçãs e sequei bem. Algumas pessoas usam álcool de cereais para garantir que as maçãs estarão bem sequinhas, como eu não tinha esse álcool em casa, sequei com papel toalha mesmo.
Maçãs úmidas estragam a cobertura mais rápido. 
Depois de limpas e secas, tirei o cabinho das maçãs.
No lugar do cabinho enfiei um palito de sorvete. Tem que enfiar com um pouco de força, até encontrar um "vão". Se colocar pouco a maçã pode cair, se empurrar muito pode varar do outro lado. É só ir com jeitinho que dá certo.
Eu coloquei todos os palitos antes de começar a calda, o banho tem que ser rápido, se não esfria. 
calda para maca do amor
Pra fazer a calda, juntei todos os ingredientes em uma panela de fundo não muito largo. Se for muito larga, fica difícil mergulhar as maçãs até cobrir.
Misturei bem para incorporar o açúcar, a água, o corante e o cremor de tártaro.
Levei ao fogo e importante! Não pode mexer enquanto o açúcar não derreter, senão a calda açucara. Fica tudo branco e não vira calda.
Tem que deixar ferver por uns 10 minutos, até ficar em ponto de vidro. O ponto de vidro é um pouco após o ponto de puxa. Para verificar, é só pingar um pouco da calda na água gelada. Se escutar um "tink", um barulhinho como de vidro quebrando, está no ponto!
Aí tem que desligar o fogo, se não pode queimar.
morango do amor
Eu testei o ponto com moranguinhos também... Nada boba, né?
Dá para fazer "morangos do amor" também, ou "uvas do amor"... Mas no meu caso eu só queria ver o ponto da calda. Olha como brilha, não ficou linda?
maca do amor linda
Bom, calda pronta foi só sair banhando as maçãs. Como eu disse, as minhas eram pequenas, da Turma da Mônica - Fisher. Achei melhor pois a ideia era testar. Também é um tamanho bom para crianças.
Ah! Tem que ser um banho rápido! Nada de jacuzzi para as maçãs! Passe uma vez só se não fica muito grossa e escorre muito. Eu exagerei em umas e fiz bagunça... hihihi
Bom, depois é só colocar para secar em uma assadeira untada.
maca do amor linda
Voilá! Acho que em uns 5 minutos já estava sequinha, prontinha para comer!
Para fechar com estilo, eu ainda coloquei as maçãzinhas em embalagem de celofane e dei um lacinho com fitilho vermelho!
Lindas!
Dá até dó de comer! :-P
maca do amor linda
9 Comentários

9 comentários:

  1. POSSO USAR PLASTICO PARA EMBALAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! A idéia de embalar é conservar mais a casquinha, se deixar ao "ar livre" a umidade natural do ar vai derretendo a calda. Se for consumir logo, nem precisa embalar. Se não, qualquer plástico limpinho serve!
      Divirta-se! Eu adorei fazer, até mais que comer :-D

      Excluir
  2. Giselle,

    Adorei as dicas, uma pergunta. As maças podem ficar na geladeira ou é muito umido?
    Preciso para sabado, se eu fizer 5° e 6° feira, será que fica ruim?

    Obrigada
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah!
      Então, usando o cremor tártaro, em dias secos, dura até umas 24h. Então se é pra sábado, eu faria na sexta à noite.
      Eu fiz em julho, tempo seco, numa terça à noite. Na quarta à noite já estava começando a melar. Na quinta de manhã já estavam feias, melentas. Tipo, ainda deu pra comer, não estavam estragadas e só tinha 2. Mas a cobertura começa a escorrer, não fica nada bonita...
      Espero que dê tudo certo para você! ^.^
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Giselle, adorei a receita, super detalhada...
    Só tenho uma dúvida...
    É possível substituir o açúcar refinado pelo cristal ou atrapalha a receita?
    Obrigada.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "Anônimo"! rs
      Então, é possível sim, eu só não tenho certeza se as medidas continuam as mesmas, ou se tem que acrescentar mais um pouquinho de água.
      Tenta fazer mas teste o ponto em um pedaço de maçã (ou morango) antes, para não estragar. Se não der certo, vira bala e você vai ajeitando. Pra receita que eu postei (com o refinado) eu tive que fazer 3 vezes para chegar nessas medidas... rs
      Boa sorte, e me conte depois se deu certo, ok?? ;-)

      Excluir
  4. Oi fiz a maçã hj para domingo será q vai derreter?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber a quantidade de ingredientes para 60 🍎 do tamanho turna da Mônica

    ResponderExcluir
  6. Comprei uma maçã do amor o plástico grudou tudo porque a pessoa que a fez apertou muito o plástico, como faço pra tirar esse plástico pra comer

    ResponderExcluir

E você, o que acha disso?

Pin It button on image hover