terça-feira, 14 de agosto de 2012

Entrada com berinjela, pimentões e gorgonzola

Receber as pessoas em casa para um jantar é um desafio. Descobrir quem não come o que, fazer uma  preparação antecipada, entreter os convidados com um olho na sala e o outro nas panelas, escolher o vinho...

Mas todo o esforço é recompensado quando ganhamos um elogio sincero "Hmmm, foi você mesma quem fez?" rs A foto acima é de uma entrada (ou aperitivo) que preparei uma vez e que recebeu inúmeros elogios.



Ela é super prática de fazer, fica uma delícia e entretém os convidados enquanto os pratos não ficam prontos.
Eu juntei cebola para conserva, berinjela baby e tomate cereja com tiras de pimentão. Temperei com sal, pimenta moída e bastante azeite. Levei ao forno, coberto com papel alumínio por 15 minutos e descoberto por 5 min. Após retirar do forno acrescentei um pouco de manjericão e orégano frescos.
Servi em fatias de pão tipo bengala com gergelim, com um pedacinho de gorgonzola por cima.

Deixei algumas fatias de pão já cortadas, assim como pedaços de gorgonzola, não só para mostrar "como comer" como para assegurar que as porções seriam bem divididas. Servi com vinho tinto, combinou muito bem, mas acho que não teria problema em trocá-lo pelo branco.


Eu AMO berinjela, comeria todos os dias, se possível. Essa é uma das apresentações mais saborosas. Os tomates devem ser usados inteiros, mas as cebolinhas devem ser desfolhadas.

Outra "utilidade" para essa mistura deliciosa é usar de acompanhamento de carnes assadas. Já usei com costela e pernil.

Eu diria que o segredo do sabor está na qualidade dos ingredientes. Em preparações desse tipo, não podemos ser pão-duros principalmente com o azeite e com o gorgonzola. Uma dica é sempre ter dois tipos de azeites. Um mais barato para usar em preparações que o azeite vai ser misturado a outros líquidos e outro de qualidade muito boa (geralmente bem mais caro) para pratos em que o azeite sozinho será usado como "molho".
O mesmo para o queijo gorgonzola.
Nesta foto acima, uma versão sem a berinjela baby, mas com tipos diferentes de pimentão. Não ficou lindo? É o popular "comer com os olhos".
Adoro legumes cortados "grosseiramente" e levemente grelhados.
1 Comentários

Um comentário:

  1. Adorei!! Vou fazer com certeza!
    Bjos e boa semana!

    Cris Miyke
    https://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir

E você, o que acha disso?

Pin It button on image hover