quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Manchinha na visão? Corra ao oftalmo!

Sério, não fique perguntando ao Google, ele vai te tranquilizar ou te preocupar demais. Uns sites dizem "não é nada" e outros "você vai ficar cego". A única pessoa que pode te esclarecer o que está acontecendo é o seu oftalmo. Ele não estudou anos à toa (ok, alguns não honram a profissão... mas não vêm ao caso).


Sexta feira lá estava eu em Dois Córregos, casa de mamãe. Percebi uma bolinha escura quando olhava para a parede clara. Achei que era sujeira no óculos, limpei-o e nem me importei.

Sábado, já aqui em casa, de manhã, antes de por os óculos, lá estava a manchinha. E ela movia-se com minha visão. A princípio não me preocupei. Eu ainda estava cansada da viagem, acordei super cedo pra ir à Bienal do Livro em SP... E lá foi a manchinha comigo, o dia todo.

No domingo eu já estava ficando irritada. Mas ainda achava que era cansaço... a bienal foi estressante...

Segunda... a manchinha já estava me irritando, aí fui perguntar ao Google. Como falei acima, ele me disse que não era nada, mas também disse que eu estava ficando cega. Quase chorei de nervoso. Sério. Aí saí atrás de oftalmo. Uso óculos desde os meus 6 anos, estou acostumada com olhos irritados, e tudo quanto é coisa "leve" e "normal" que pode acontecer nos nossos olhos... Mas nunca tinha visto uma manchinha que não some.

Bom, após passar por uma espécie de "pronto socorro dos olhos" (tem isso aqui em Campinas) e ser super mal tratada pelo ser que se dizia o oftalmo em plantão (e nem era SUS, paguei R$ 80 para ele dilatar as 22 pupilas e me mandar pra casa), consegui horário no meu oftalmo.

A secretária até arrumou um encaixe quando eu disse que se tratava de uma mancha na visão.

Bom, o Dr fez um dos piores exames que já fiz na vida: mapeamento da retina. No escuro, com a pupila dilatada, ele colocou um colírio "anestésico" e depois enfiou uma espécie de monóculo dentro do meu olho. UÁAAA!!! Se não bastasse o monóculo estar pressionando meu globo ocular, ele começou a rotacionar, para poder ver todos os lados. Eu queria gritar, chorar, xingar a mãe dele, a avó, a família inteira dele! Eu tremia e tava morrendo de ânsia!!! Mas agüentei firme.

Por fim, valeu pelo resultado. Minha manchinha é uma pequena (é beeem pequena) alteração no vítreo do olho. Pode acontecer por carregar peso, bater a cabeça, passar muito tempo olhando para luz (monitor, por exemplo..) e até mesmo a idade chegando. Fora o "carregar peso", sou culpada de todo o resto, então não sei dizer qual o real causador da minha manchinha. Ela pode evoluir e requer atenção! Minha retina vai bem, obrigada... Mas em 2 meses voltarei lá no Dr para acompanhamento. Ele disse que se ela aumentar, precisarei de uma intervenção a laser.

Agora to tentando me acostumar com a bolinha flutuante... Ela não irá embora... Mas estou muito mais tranquila pois o Dr está acompanhando.

Repito, se você está vendo uma bolinha na visão, uma manchinha.. Procure o quanto antes por um oftalmo. Com a saúde dos olhos a gente não brinca, ok?
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que acha disso?

Pin It button on image hover