quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31 de outubro, dia das... Dia do Saci-Pererê!

Saci-pererê de uma perna só. Conheço você da história da vovó. Cachimbo na boca soltando fumaça. Você é uma graça!
Bruxa? Só se for a Cuca! Hoje é dia do Saci-Pererê!!


Eu sou uma chata mesmo, tenho visto um monte de lojas, restaurantes, escolinhas e etc, decorados com o tema do Halloween... E eu acho muito patética essa tentativa de forçar a absorção de uma cultura que não é nossa!
Ok, não vou ser tão chata... Casas comerciais vivem de marketing e façam o que bem entender... Mas escolas???
Falei pro maridinho hoje, se um dia se tivermos filhos e falarem pra mandar pra escola fantasiado de Halloween, botamos um gorro, pintamos de preto, amarramos uma perna e mandamos de saci! Ah se não mando!

O dia 31 de outubro foi institucionalizado (lei federal nº 2.762, fonte wikipedia) como Dia do Saci justamente para contrapor o dia das bruxas, em uma tentativa de valorizar o folclore brasileiro, que é tão rico. O dia do folclore em si foi em 22 de agosto. Pois é, no país do Carnaval, precisamos criar leis para valorização da cultura.

Apesar, que criar uma lei, não garante nada a ninguém, visto o artigo 205 da Constituição:
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
fonte:  planalto.gov 
Mas isso já é outra estória.
Eu fui criada lendo Monteiro Lobato, Ziraldo e Maurício de Souza... Sempre tento passar isso adiante. Então, meu recado é, vista-se de bruxa, abóbora e o que quiser. Mas não deixe de conhecer o que o Brasil tem de bom. ;-)

Veja também : Dia do saci faz resistência pacífica ao halloween para preservar mitos nacionais 



1 Comentários

Um comentário:

  1. Vdd lembram das coisas de fora mas o nosso folclore esta ficando no esquecimento parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

E você, o que acha disso?

Pin It button on image hover